domingo, 9 de agosto de 2015

Usando Periscope (Passo a passo)

Bom dia!
É, eu sei... faz tempo que não apareço aqui!
Tenho postado as fotos na minha fanpage...

Estou aqui para ensinar para vcs a utilizarem uma ferramenta poderosa que pode abrir inúmeras oportunidades para a vida de vocês: PERISCOPE

Para quem quer saber um pouco sobre o lançamento desse aplicativo que existe somente há 5 meses: http://g1.globo.com/tecnologia/tem-um-aplicativo/noticia/2015/03/twitter-lanca-periscope-app-que-faz-transmissoes-em-video-ao-vivo.html

Eu já tinha ouvido falar do Periscope, mas me interessei mesmo ouvindo uma palestra da Ana Tex, uma mocinha muito carismática e competente que trabalha com marketing digital e tecnologias, inclusive ela tem um curso especial sobre esse aplicativo.

Essa semana resolvi tentar usar o aplicativo e me apaixonei! Percebi que ele é uma janela para o mundo, podemos transmitir conteúdo de valor AO VIVO, interagindo com as pessoas de qualquer parte do mundo em tempo real. Fazer as pessoas aprenderem e aprender também, porque o conhecimento é a uma das coisas mais importantes da vida! :)

Vamos para o passo a passo:

- Baixe o aplicativo para seu celular ou iPad (o Pericospe tem versões para Apple e Android, mas algumas funções só funcionam em Apple, porque essa empresa investe em tecnologias para o aplicativo). Em algumas versões mais antigas do Android o aplicativo não pode ser baixado.

- Se você tiver um perfil no Twitter, pode conectar os dois, porque o Periscope foi feito pela mesma empresa. Se você não possuir uma conta no Twitter, pode fazer seu perfil com o número do seu celular.

IMPORTANTE: O nome de usuário não pode ser alterado posteriormente, portanto escolha seu nome com cuidado, para as pessoas te encontrarem com maior facilidade.

Quando vc entrar pela primeira vez, você encontrará essa tela:


Vocês estão vendo vários ícones: a lupa, o boneco do lado direito e as pessoas que eu sigo no Twitter.

A LUPA: serve para você encontrar usuários, escreva o nome de quem está procurando e o aplicativo iá procurar a pessoa no banco de dados.

O BONECO do lado direito serve para vc entrar no seu perfil:


Na parte inferior existem outros ícones: a televisão, o mundo, um quadrado com uma ponta vermelha e os bonecos azuis. Vou explicar cada um deles:

A TELEVISÃO: Quando você clica nesse ícone, abre uma outra tela com as transmissões de quem você segue. Elas ficam ativas somente por 24 horas. 

O MUNDO: Quando você clica nele, abre uma janela com o mapa mundi (só para os aparelhos Apple) que mostram quantas pessoas estão fazendo transmissões ao vivo naquele momento (se as pessoas abriram a transmissão para todos, pq vc pode transmitir para seus amigos).


O QUADRADO: Quando você clica nessa ícone, vc abre a sua tela de transmissão ao vivo:


ÍCONE 1- Mostra para as pessoas a sua localização. Se você deixa essa função ativada, vc aparece no mapa quando estiver online.

ÍCONE 2- Vc bloqueia a sua transmissão, fazendo uma transmissão privada para as pessoas que vocÊ selecionar.

ÍCONE 3 - Você ativa ou deixa desativado o bate papo com todos durante a transmissão. Se vc permitir o bate papo, todos que entrarem no seu canal poderão enviar mensagens em tempo real quando vc estiver falando, isso é bacana pq gera interação com seu público.

ÍCONE 4 - Vc ativa a publicação da sua transmissão no seu Twitter.

Quando a sua transmissão vai acontecendo, as pessoas vão entrando e o nome delas aparece em sua tela. Quando você entra na transmissão de alguém seu nome fica de uma cor diferente e quando vc bate na tela, corações aparecem do lado direito, por exemplo, se vc entrou com a cor verde, seus corações serão verdes.

Os corações servem para mostrar que as pessoas estão gostando do assunto falado e também para mostrar quais são os usuários  que tem conteúdos de valor. No perfil de cada usuário há a contagem de corações totais que receberam, é uma forma de vc encontrar pessoas interessantes. Quanto mais corações esse usuário tiver, mais interessante será o seu canal. (Olhem a minha carinha de feliz quando os corações sobem!!). Achei o Tiago Lopes por lá e adorei o conteúdo dele, olha quantos corações ele tem!!



Suas transmissões ficam gravadas, mas são exibidas somente por 24h. Vc pode salvar suas transmissões, selecionando essa opção no menu configurações. Na imagem abaixo, há o histórico com as minhas transmissões. Vcs podem ver que as duas últimas estão ativas, pq o ícone delas está mais escuro que as demais.


DICAS:
- Fale de conteúdos que vc domina.
- Utilize o seu canal para aprendizado, ele é uma porta aberta para o mundo inteiro.
- Denuncie usuários que utilizam o aplicativo para fazer transmissões com nus ou sexo, eles serão banidos do aplicativo.
- Construa seu público, falando sobre coisas interessantes e que construam valor.

EXPERIMENTE! USE A TECNOLOGIA AO SEU FAVOR E PARA FAZER O BEM!
A gente se vê por lá! Sigam: @CacDominiquini










Nenhum comentário:

Postar um comentário